quinta-feira, 30 de julho de 2009

Prefeitura vai oferecer curso gratuito de idioma

Como parte da preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura de Manaus lança na próxima semana o projeto Manaus Bilíngue, que vai oferecer 4 mil vagas em cursos de idioma. Com duração média de três anos, os cursos serão gratuitos e terão aulas de inglês, espanhol e mandarim (chinês). O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad).

O objetivo, segundo a Semtrad, é capacitar profissionais que atuam em áreas ligadas ao turismo e no contato direto com visitantes. Os primeiros beneficiados serão taxistas, motoristas e cobradores de ônibus, garçons, agentes de trânsito e recepcionistas. As aulas estão previstas para começar até o final do ano.

O secretário municipal do Trabalho, Vital Melo, disse que a Prefeitura está montando cinco pólos de aprendizagem espalhados por Manaus. Cada pólo será responsável pelo ensino de 800 alunos. “Vamos beneficiar trabalhadores de todos os bairros de Manaus. Não há limite de idade, basta os alunos terem vontade de aprender”, explicou.

Os locais onde serão montados os pólos estão sendo definidos pela Semtrad. A intenção é escolher bairros estratégicos, que tenham várias linhas de ônibus e sejam de fácil acesso para os alunos. “Dessa forma, buscamos motivar a participação dos alunos e evitar as desistências”, destacou.

Para garantir a presença dos alunos nas salas de aula, a Semtrad está selecionando uma escola de línguas que tenha experiência na capacitação de profissionais para trabalhar em grandes eventos. “A escolha vai levar em conta a experiência da empresa em grandes eventos como olimpíadas e copas do mundo”, afirmou Vital. “A experiência no ramo é fundamental para garantirmos aprendizado de qualidade aos nossos alunos”, acrescentou o secretário. O nome da empresa selecionada será divulgado no dia do lançamento do projeto.

Quanto à escolha dos idiomas, a Semtrad levou em conta um relatório que aponta as línguas mais usadas no mundo. Um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta o mandarim (chinês) como o idioma mais falado no planeta. Em seguida vem o inglês e depois o espanhol. “Com a realização da Copa, Manaus receberá turistas de todo o mundo, por isso não podemos escolher apenas o inglês como segundo idioma dos amazonenses”, ressaltou Vital Melo.

As aulas de mandarim, que segundo a Semtrad devem ter grande procura por parte dos alunos, serão um ponto importante para seleção da escola de idiomas. “A empresa contratada terá que disponibilizar excelentes professores de mandarim, pois o idioma é reconhecido como de difícil aprendizagem”, avaliou o secretário.

Mais informações sobre o projeto Manaus Bilíngue podem ser obtidas na sede da Semtrad, na rua 24 de Maio, n. 399, Centro, ou pelo telefone 3633-5148 (ramal 246).

Fonte: www.manaus.am.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes