quinta-feira, 9 de julho de 2009

ENEM entra como componente da primeira fase do vestibular da UEA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai utilizar a nota do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como um componente da nota da primeira fase, que será composta por 20% da nota do Enem, mais 80% da nota da primeira prova do vestibular da UEA. O candidato poderá optar por utilizar ou não a nota do Enem.

Segundo a reitora Marilene Corrêa, a utilização ENEM como componente da nota do vestibular valoriza o Ensino Médio. “Muda o perfil do ENEM, que hoje se configura como instrumento de medida do nível de saída do Ensino Médio, para uma ferramenta de referência qualitativa para a entrada em outro nível de ensino”, disse. Além disso, explica a reitora, a fórmula adotada pela UEA preserva o sistema de cotas da universidade,

O sistema de cotas estabelecido pela Lei 2.894 garante que 80% das vagas (60% para escolas públicas e 40% para escolas privadas) são destinadas para candidatos que comprovem haver cursado as três séries do ensino médio em instituições públicas ou privadas no Estado do Amazonas. Os outros 20% para candidatos que comprovem haver concluído o Ensino Médio ou equivalente em qualquer Estado da Federação ou no Distrito Federal.

Na saúde, a metade das vagas ofertadas é garantida para alunos que cursaram pelo menos oito séries do Ensino Fundamental no interior. À outra metade, aplicam-se os dispositivos iniciais da Lei.

Para chegar a essa proposta final, a UEA realizou reuniões de trabalho com o Ministro da Educação, Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação, Conselho Estadual de Educação, instituições particulares de ensino superior do Amazonas e representantes do Conselho Universitário – composto por representantes docentes e discentes, diretores de Escolas Superiores da capital e de Núcleos de Ensino Superior do interior.

De acordo com portaria do INEP publicada no Diário Oficial da União de 8 de junho de 2009, a prova do ENEM será aplicada em 43 municípios do Amazonas. A UEA está articulando junto à Seduc e Ministério da Educação uma proposta de aplicação das provas do ENEM onde o MEC não as aplicará.

Fonte: www.uea.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes