quarta-feira, 15 de julho de 2009

Da estrutura do DNA à tecnologia de redes

Por que cada um de nós não é igual ao outro? Se eu utilizar uma seringa e tirar o sangue de um animal qualquer e injetar o sangue em mim, eu viro um mutante? As questões do pequeno Guilherme Paiva, de 12, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, foram respondidas pela professora do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Iatiçara Silva, durante a Oficina Construindo o DNA em origami, realizada na manhã desta quarta, 15, na SBPC Jovem.

Durante a atividade, os alunos aprenderam, de forma lúdica, toda a estrutura do DNA, por meio de modelos tridimensionais da molécula feitos pela técnica do origami. "Por meio do modelo, os alunos puderam visualizar e discutir as principais características da estrutura secundária da molécula, como, por exemplo, a dupla hélice, o anti-paralelismo das fitas, o emparelhamento das bases, a cadeia açúcar-fosfato hidrofílica localizada na fase externa da molécula, a posição interna das bases, entre outras.", explicou Iatiçara.

Outra oficina que atraiu a participação de mais de 30 alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ana Mota Braga, localizada na Zona Centro-Sul de Manaus, foi a montagem de uma mini lan house. Todos os participantes frequentam lan houses para pesquisas de trabalhos acadêmicos ou para entretenimento, mas esta foi a primeira vez que a maioria teve o contato direto de como funciona tecnicamente.

Sob responsabilidade da aluna finalista do curso de Tecnologia em Processamento de Dados da UEA, Mayara da Silva, e de Karla Pereira, já graduada em Processamento de Dados pela UEA, os alunos puderam aprender a diferença entre lan house e cyber café, conceitos de repetidor, concentrador, comutador, roteador e gateway e topologias e padrões de rede aplicadas na lan house. Passados os conceitos, na parte prática da atividade, os alunos aprenderam como realmente montar uma mini lan house, utilizando o cabo por trançado (cabo azul), utilizando o conector para interligar os computadores.

Fonte: www.uea.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes