segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Prefeito lança programa Bolsa Universidade nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (10) o período de inscrições para os estudantes interessados em bolsas de estudos do programa Bolsa Universidade, que o prefeito Amazonino Mendes lançará, oficialmente, na mesma data, em solenidade programada para às 10h30, no auditório da Prefeitura de Manaus. O Bolsa Universidade foi criado para beneficiar estudantes de baixa renda que não têm condições de custear o pagamento de cursos em universidades particulares.

Compromisso de Amazonino, o programa tem a adesão das principais faculdades particulares de Manaus. Em troca das bolsas de estudo, que serão integrais ou com descontos de 75% e 50%, as universidades receberão incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura, como descontos nas dívidas com o executivo municipal.

Para ter acesso ao Bolsa Universidade, o estudante deve comprovar renda familiar bruta de até quatro salários mínimos (hoje em R$ 1860). A divisão das bolsas é feita observando critérios bem definidos. O estudante cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos poderá se inscrever na bolsa integral.

Os estudantes com renda familiar entre dois e três salários mínimos terão direito a bolsa parcial de 75%. Já os candidatos com renda familiar superior a três salários e teto de quatro salários mínimos, terão desconto de 50% nas mensalidades ou anuidade.

No projeto elaborado pela Prefeitura, as universidades devem oferecer bolsas na proporção de, no mínimo, 3,5% do número total de pagantes nos cursos de que dispõe, distribuídos em turnos de cursos declarados de interesse municipal.

Critérios beneficiam estudantes de baixa renda

Com objetivo de ampliar o número de oportunidades aos estudantes, a Prefeitura definiu critérios para organizar a concessão de bolsas. Entre eles está a não aceitação de alunos que já participem de programas como o federal Universidade Para Todos (ProUni) ou qualquer outro programa de benefícios a estudantes.

Outra medida é a não aceitação de alunos que tenham diploma de curso superior ou estejam matriculados em instituição pública de ensino superior. “São critérios que visam ajudar os estudantes de baixa renda e que não têm condições de frequentar uma faculdade particular”, explicou o secretário municipal de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica, Sidney Leite, que está à frente do Bolsa Universidade.

Além de criar oportunidades para famílias de baixa renda, o Bolsa Universidade traz outros benefícios para a sociedade. Ao ser aceito como aluno participante do programa, o estudante se compromete a participar de programas desenvolvidos pela Prefeitura e/ou parceiros durante o curso.

Mais informações sobre o programa Bolsa Universidade podem ser obtidas pelo telefone 3131-1300, ou na rua Emília Moreira, n.º 1431, bairro Praça 14, no horário das 8h às 18h ou ainda pelo site: www.manaus.am.gov.br/bolsauniversidade , criado pela Prefeitura de Manaus com o intuito de facilitar o acesso às informações. As inscrições poderão ser feitas até o dia 16 de agosto, no próprio site.

Confira as Instituições de Ensino Superior que já aderiram ao Bolsa Universidade:

  • Uninorte
  • Nilton Lins
  • Fametro
  • Martha Falcão
  • Esbam
  • Literatus
  • Ciesa
  • Materdei
Fonte: www.manaus.am.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes