terça-feira, 25 de agosto de 2009

Parlamentares entram com ação judicial contra aumento da tarifa de ônibus

O deputado federal Francisco Praciano e o vereador José Ricardo (PT) deram entrada na manhã de hoje (25) com uma ação popular na Fazenda Pública do Município, contra o aumento no valor da tarifa de transporte coletivo de Manaus.

Segundo José Ricardo, o reajuste na tarifa foi calculado com dados que não condizem com a realidade. Ele aponta que o estudo elaborado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Manaus (Sinetram) não possui números exatos, planilha de custos reais ou algo que comprove a necessidade do aumento.

O vereador disse que a ação tem o intuito chamar a atenção da Justiça para que as informações sobre o preço da tarifa, sejam revistas com uma análise criteriosa e com números reais.

- Não se sabe nada sobre o contrato das empresas, sobre a frota de ônibus, se a quilometragem está sendo medida corretamente. É preciso que o valor seja revisto – disse.

De acordo com o vereador, as empresas não estão cumprindo com determinações judiciais que apontam além da melhoria na prestação do serviço a população, renovação da frota de ônibus.

- As empresas não estão cumprindo mesmo. Em 30 dias o Detran tirou de circulação vários ônibus em péssimo estado de circulação, todos em situação irregular, desrespeitando a população que depende do serviço. Vamos entrar com a ação na mesma Justiça que concedeu o aumento aos empresários – disse.

A ação segundo José Ricardo, questiona os cálculos elaborados pelo Sinetram e pelo Instituo Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Para ele, os números revelam que a tarifa deveria estar abaixo de R$2.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes