segunda-feira, 3 de junho de 2013

Inscrições abertas para seleção de Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

Estão abertas, até o dia 9 de junho, as inscrições para a seleção do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública que será oferecida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e por meio da qual a Seduc disponibilizará 50 vagas para professores e pedagogos da rede pública  estadual do Amazonas.

Os professores ou pedagogos da rede pública estadual que atenderem aos pré-requisitos podem efetivar suas inscrições e conferir o edital do certame acessando o seguinte link:

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, esta é uma ação inédita do Governo do Estado focada na qualificação do magistério e que tem como meta promover a formação continuada de pelo menos 6 mil professores e pedagogos. “Como anunciado pelo governador Omar Aziz, colocaremos em prática uma ampla política de qualificação de nossos educadores e um dos primeiros passos neste sentido será a disponibilidade, para ampla concorrência, de 50 vagas para mestrado que financiaremos junto aos interessados”, apontou Rossieli Silva.

Segundo a diretora do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan),Regina Marieta, nenhuma instituição de ensino superior no Estado oferece esse modelo de mestrado. Conforme a diretora, as inscrições para concorrer às vagas de estudosserão abertas assim que a universidade mineira publicar o edital para o ingresso no seu Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

Entre os pré-requisitos para participar da seleção para o mestrado, o professor ou pedagogo tem que ser do quadro efetivo da Seduc e deve estar desempenhando suas atividades normalmente. “A seleção é de ampla concorrência. O único critério é que seja professor e pedagogo efetivo, e esteja na escola. Não esteja em outro órgão, em outra secretaria”, disse Regina Marieta.

A diretora destaca que o ingresso desses profissionais no mestrado vai colaborar para ampliar o quadro de profissionais pós-graduados da Seduc.

A previsão do Cepan é que as provas de seleção para o mestrado sejam realizadas no mês de junho, em Manaus. As despesas com inscrição e deslocamento até a capital para fazer as provas devem ser bancadas pelos candidatos.

Os servidores aprovados para o mestrado terão os encargos do curso e as despesas com hospedagem, alimentação e transporte nas fases presenciais (em Juiz de Fora) custeados pela Seduc. Segundo Regina Marieta, durante os dois anos de curso, os professores e pedagogos terão cinco encontros para aulas presenciais em Minas Gerais. Cada encontro na UFJF durará 21 dias.

“Mas os professores e pedagogos não se afastarão de suas atividades durante o Mestrado. Após cada período que passarão na universidade, eles retornam para as escolas. É bom que eles vão ter oportunidade de aplicar os conhecimentos à medida que vão aprendendo”, disse a diretora do Cepan.

Fonte: www.educacao.am.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes