terça-feira, 14 de junho de 2011

Fundação Alfredo da Matta abre seleção para o Paic

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), por meio da Comissão Institucional de Iniciação Científica, torna pública a inscrição para seleção de projetos, bolsistas e orientadores para o Programa de Apoio a Iniciação Científica Paic/Fuam/Fapeam 2011-2012. As inscrições vão de 13 a 27 de junho e devem ser feitas no Departamento de Ensino e Pesquisa da Fundação, das 8h às 12 h, com apresentação da documentação necessária, conforme o Edital 004/2011 Paic/Fundação Alfredo da Matta.

Serão oferecidas 10 bolsas de iniciação científica, por um período de 12 meses, para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação(MEC), no Estado do Amazonas. O bolsista deverá dedicar 20 horas semanais às atividades de pesquisa, não possuir vínculo empregatício nem ser beneficiário de bolsa concedida por qualquer instituição de fomento, além de ter cursado o 1º período do curso e não estar estudando nos dois últimos períodos na data do ingresso no Programa de Apoio à Iniciação Científica - Paic/Fuam.

Para concorrer à bolsa, o estudante deve inscrever projeto de pesquisa que apresente viabilidade técnica e econômica e que tenha mérito técnico-científico, critérios que serão julgados pela comissão institucional do Paic/Fuam. Os projetos podem estar em fase inicial ou em andamento e devem ser apresentados de forma completa com o preenchimento do Formulário de Atividades do Bolsista disponível no link Formulários no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 
Orientadores – Além de bolsistas, também serão selecionados orientadores para o Paic. Os interessados devem ser funcionários do quadro efetivo ou suplementar da Fundação Alfredo da Matta, que coordenem ou tenham participação efetiva em projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação.

Também podem participar pesquisadores do Programa de Desenvolvimento Científico Regional – DCR/Fapeam que estejam vinculados à Fuam por um período igual ou superior ao de duração do Paic/Fuam 2011/2012. Os candidatos a orientadores devem possuir título de mestre ou doutorado, além de experiência na função de orientador. Cada orientador poderá orientar até três projetos. No caso dos orientadores não há concessão de bolsas.

Para informações adicionais consulte o Edital de seleção no site da Fuam (www.fuam.am.gov.br). 
Paic – O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) é coordenado pela Fapeam e por meio de parceria com a Fuam, tem como principais objetivos despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes de graduação; fortalecer os grupos de pesquisa da Fundação através da participação de alunos de graduação nos projetos desenvolvidos na instituição; estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas; proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e promover a cooperação científica entre a Fuam e instituições de Ensino Superior do Amazonas.

O convênio com a Fuam é para a concessão de 10 bolsas de estudo, por um período de 12 meses. A seleção dos projetos, realizada anualmente é aberta a qualquer estudante de graduação que atenda aos requisitos estabelecidos em edital.

Além da execução dos projetos científicos, os bolsistas participam de palestras com temas de interesse para área científica e de reuniões para apresentação e discussão de artigos ligados às áreas das pesquisas. Como retribuição à sociedade, ao final da bolsa, os alunos são convidados a ministrar palestras educativas aos alunos do ensino médio de escolas da rede pública localizadas nas proximidades da Fuam.

Fonte: www.amazonas.am.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes