terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Programa Bolsa Universidade oferece mais de 12 mil vagas para 2010

O Programa Bolsa Universidade vai oferecer mais de 12 mil bolsas para cursos de nível superior e técnico no primeiro semestre de 2010. As vagas foram anunciadas hoje pelo Secretário Municipal de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica (Semtec), Sidney Leite, em entrevista coletiva na sede do Bolsa, rua Fortaleza, 433B, Adrianopólis, que contou com a presença dos representantes das 11 instituições de ensino superior que integram o programa da Prefeitura de Manaus.

O edital, com as 12.709 vagas, distribuídas por IES, cursos e turnos, foi aprovado na manhã de ontem pelo Comitê Gestor do Bolsa Universidade, presidido por Sidney Leite, e imediatamente encaminhada ao Diário Oficial do Município para publicação , o que deve ocorrer nesta terça-feira, 15.

A partir da publicação do edital, que também estará disponível no site do programa Bolsa Universidade (www.manaus.am.gov.br/bolsauniversidade), os interessados devem procurar se informar sobre todos os critérios para que possam se candidatar ao beneficio e também procurar uma das IES credenciadas para prestar vestibular, se ainda não tiverem vínculo acadêmico.

INSCRIÇÕES COMEÇAM DIA 21

As inscrições estarão abertas das 8h do dia 21 de dezembro até as 16h do dia 8 de janeiro/2010 e só serão feitas pela internet, no site do programa Bolsa Universidade. Para atender melhor a população, o secretário Sidney Leite anunciou uma parceria com 50 lan houses da cidade onde estarão bolsistas do programa, treinados, auxiliando os interessados a acessar as páginas de inscrição. Em breve o site vai divulgar a lista com os nomes das lan houses, seus respectivos endereços e horários de funcionamento.

“É o maior programa municipal de acesso ao ensino superior do país”, informou Sidney Leite, lembrando que o número de 9.229 bolsas de ensino superior que serão oferecidas para o período 2010/1 é maior que o número de vagas oferecidas pelas duas instituições públicas de ensino superior no Amazonas, a Ufam e a UEA, juntas.

“Estamos levando ao pé da letra as determinações do prefeito Amazonino Mendes para fazer um programa popular de acesso ao ensino superior, que possa trazer grandes transformações ao nosso povo”, disse o secretário, lembrando que o principal compromisso do programa é atender pessoas de baixa renda e proporcionar a elas acesso ao mercado de trabalho e melhor qualidade de vida.

O secretário também destacou o empenho das instituições de ensino superior, que estão oferecendo muito mais vagas que o exigido pela contrapartida de descontos de dívidas fiscais. “Se não fosse o entendimento dessas instituições, não chegaríamos a esse grande número de bolsas”, disse.

Novos Parceiros

O Programa Bolsa Universidade conta, a partir de agora, com três novos parceiros que tiveram seus credenciamentos aprovados hoje na reunião do CGBU e já assinaram os termos de adesão. Fucapi, IAES Faculdade do Amazonas e Unilasalle são os novos integrantes do programa e estão se unindo aos veteranos Uninorte, Nilton Lins, Ciesa, Literatus, Materdei, Martha Falcão, Esbam e Fametro, elevando para 11 o número de IES participantes. Com isso, eleva-se o número de bolsas e também diversificam-se os cursos oferecidos.

A Fucapi chega com a sua experiência na formação de profissionais para gestão e tecnologia voltada para atender ao parque industrial da cidade; a IAES vem atuar na área de saúde, oferecendo vagas no curso de odontologia; e a Unilasalle reforça a oferta de cursos tradicionais, atendendo aos demais setores do mercado de trabalho na cidade.

Os futuros candidatos à Bolsa Universidade já podem ter acesso às três novas parceiras no site do programa (www.manaus.am.gov.br/bolsauniversidade) onde encontrarão informações sobre os processos seletivos, cursos oferecidos, horários, custos e outras informações. No mesmo endereço estão todas as demais instituições que já faziam parte programa.

BOLSA TAMBÉM PARA CURSOS TÉCNICOS

O programa Bolsa Universidade está inovando nesta sua segunda edição, oferecendo, além das 9.229 bolsas para os cursos de graduação (tradicionais e tecnológicos) mais 3.480 bolsas de estudo para cursos técnicos pós médios, oferecidos por três instituições de ensino superior credenciadas junto ao programa: Fucapi, Literatus e Materdei.

Na Fucapi são 1.428 vagas para os cursos de informática, telecomunicações, eletrônica digital, gestão de processos industriais e biotecnologia com ênfase em cosmetologia. Na Literatus são 1.732 vagas para cursos técnicos em enfermagem, nutrição, radiologia, segurança do trabalho, análise clínica, estética e auxiliar de consultório dentário. Na Materdei são 320 vagas para os cursos técnicos de enfermagem, radiologia, análises clínicas e segurança do trabalho.

“Nosso objetivo, em consonância com as instituições de ensino, é oferecer o máximo de oportunidades para quem não tem formação profissional, tanto pelo ensino de graduação quanto pelos cursos técnicos”, explicou o secretário Sidney Leite.


Maiores informações: www.manaus.am.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes